Moda também é comunicação

Share:
Revista Cliche
Segundo o dicionário Aurélio, o significado de comunicação é “ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações; transmissão ou recepção dessas mensagens; habilidade ou capacidade de estabelecer um diálogo; entendimento”, dessa forma, compreendemos que ela é essencial para o relacionamento humano que existe através dessa troca de informações.
Para haver comunicação, segundo Jakobson, há um emissor (aquele que fala), um receptor (aquele para quem se fala), um contexto (que aqui significa as condições de produção), uma mensagem (que é o discurso), o contato (via em que o discurso acontece) e, finalmente, o código (forma em que se fala). (FMU, 2015)

Esquema de comunicação Jakobson, EAD comunicação FMU, 2015
Para que se tenha a interpretação da mensagem, o locutor precisa levar em consideração a codificação e decodificação da mesma, como na imagem a seguir, para evitar os ruídos que surgem por essa falta de cuidado.

Estrutura de comunicação, Mauro Pacanowski,2014
Entendemos que os ruídos na comunicação ocorrem pela divergência cultural do emissor e do receptor, que podem ter memórias diferentes do que determinada peça significa. Aguiar acredita que “a imagem visual que você transmite nos primeiros dez segundos a uma pessoa que o vê pela primeira vez é o suficiente para que ela tire todas as impressões sobre você baseada em sua aparência pessoal”, ou seja, através da sua vestimenta e comportamento, o alocutário pode encaixar o locutor dentro de estereótipos pré-determinados pela sociedade e julgar se o mesmo é desejável em seu círculo de convivência ou não, como por exemplo, para o emissor usar saia com tênis pode expressar conforto e praticidade e para o receptor desleixo, atribuído a forma com que ele criou seu repertório cultural.

No Creas Nada
Umberto Eco nos diz que “a linguagem do vestuário, tal como a linguagem verbal, não serve apenas para transmitir certos significados, mediante certas formas significativas.Serve também para identificar posições ideológicas, segundo os significados transmitidos e as formas significativas que foram escolhidas para transmitir” (Eco,1989 aput Monteiro)
Sendo assim, entendemos a moda como uma forma de comunicação, e como tal, se encaixa dentro do conceito de código como uma metalinguagem, onde a mensagem é transmitida através de imagens(contato) do emissor ao receptor, podendo ser controlada pelo emissor, quando o mesmo conhece as ferramentas disponíveis.



Trecho retirado do meu TCC

2 comentários:

  1. Um antigo professor meu já havia falado sobre isso em uma aula, na disciplina de psicologia da comunicação e até ter essa aula nunca havia pensado nisso de querer falar algo com o modo como nos vestimos.

    www.agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Adoraria saber sua opinião sobre o post!
Pode ser sincero, mas sem maldade, lembre-se sou uma pessoa também!