Cuidados com sua lingerie | Série #Lingerie |

Share:

Segundo post da série sobre lingeries, e como prometido, hoje vamos falar sobre os cuidados para conservar suas peças. Como lavar, secar e guardar? Tem prazo de validade?  Vou responder essas questões ao longo do texto, então continue lendo!

Tem prazo de validade?


Vamos começar pela pergunta polêmica! Calcinha e sutiã tem tempo de vida útil? Não posso só usar até rasgar ou além? NÃO!

Calcinhas de uso diário, aquelas que você usa, lava e usa e ás vezes nem tempo de ir pra gaveta elas tem, possuem o tempo de vida útil de 3 meses. Isso acontece por dois motivos, o primeiro é por causa das fibras que se desgastam com o uso e a calcinha acaba perdendo sua capacidade de retorno (o elástico já cedeu de tal forma que ela não consegue voltar para o tamanho original) ficando mais folgada e, dependendo do modelo que você escolheu e a da função, não consegue cumprir com o prometido. O segundo motivo é a proliferação de bactérias, principalmente no fundelo da calcinha. Mesmo lavando e secando corretamente, essa região da peça fica muitas horas em contato com a nossa vagina, abafando e ambiente abafado e úmido é o preferido das bactérias.

Aqui temos o exemplo de como a calcinha muda de tamanho com o uso. É o mesmo modelo, porém uma está sendo usada a mais tempo que a outra e a diferença é nítida. Imagem fotografada pela autora.
O sutiã, também do dia-a-dia, tem esse mesmo prazo de 3 meses pelo mesmo motivo: as fibras se desgastam e cedem, fazendo com que o mesmo perca sua capacidade de sustentação (que já vimos que a área responsável por isso são as laterais) e não tendo sustentação, a peça perde sua função.

Para ilustrar, peguei dois tops do mesmo modelo e marca para vocês verem a diferença de uma peça nova que ainda tem sustentação para uma velha que já perdeu um pouco do seu efeito. Mais uma vez, a diferença é nítida entre as duas peças. Imagem fotografada pela autora.
As peças que são usadas uma vez ou outra, duram mais, mas preste atenção nelas, para identificar quando essas fibras já cederam e a peça perdeu sua função.

Não negligencie sua lingerie! "Ah! Ninguém vai ver!" Errado! Você está vendo! Essas são as únicas peças de toda a composição do look que vestimos exclusivamente para nós mesmas! Sinta-se sexy, confortável, amada! Calcinha rasgada ou sutiã frouxo só vão servir para te deixar insegura, mesmo que inconscientemente, então jogue fora o que não presta! Minha vó costumava me falar quando era menor que não podia andar com calcinha velha e feia porque podia passar mal e quando chegasse no hospital, todo mundo ia ver minha calcinha furada e isso seria uma vergonha muito grande!

 Como lavar e secar?


Existem duas formas bem comuns delas serem lavadas: no chuveiro e na máquina. E aí você me pergunta: "qual é a correta?"

O ideal seria lavar na máquina com temperatura de 60ºC durante 15 minutos, dentro de um saquinho para peças delicadas e sabão neutro. Enxaguar bem e deixar secar ao sol.

Saco de lavar roupas delicadas. Imagem retirada da internet.
Eu sei que essa nem sempre é a nossa realidade então, vale lavar durante o banho com o sabão neutro ou íntimo (sem cor e cheiro), enxaguar bem, por no varal para secar com o sol e passar o fundelo com ferro.

Mulher pendurando calcinhas no varal. Imagem retirada da internet.
Deixar a calcinha para secar no box do banheiro não é uma boa, é um ambiente muito úmido, o preferido de fungos e bactérias, o que pode ocasionar em corrimento e infecções vaginais, então prefira sempre o varal! Mas, se não tiver jeito, use o ferro no fundelo quando a peça estiver seca.

Mulher passando fundelo da calcinha. Imagem retirada da internet.
Já o sutiã, pode ser colocado na máquina, dentro daquelas esferas próprias, para não danificar o bojo. Se não tem bojo, dentro do saquinho para peças delicadas. Sabão neutro também, para evitar alergias.

Esfera para lavagem de lingerie. Imagem retirada da internet.

Existe forma correta de guardar?


Se você quer que sua peça dure mais, sim!

A calcinha, é a mais fácil, basta dobrar como um envelope e colocar em colméias ou uma caixa para mantê-las alinhadas na gaveta.
Calcinhas guardadas em uma colméia. Imagem retirada da internet.
Sutiãs com bojo são guardados abertos, apoiados um nos outros ou dobrados sem amassar o bojo. Os sem bojo podem ser dobrados e colocados nas colméias também.

Sutiãs guardados. Imagem retirada do blog a melhor escolha.
Outra forma, se você tem espaço, é pendurá-los.

Sutiãs pendurados. Intima Store

Como dobrar?


Segue aqui a imagem que achei no tio google ensinando como dobrar tanto a calcinha quanto o sutiã.

Como dobrar a lingerie. Imagem retirada da internet.
Espero que vocês tenham gostado do segundo post dessa série, se quiser conferir o primeiro, clica aqui!

Me diz ai se ainda restam dúvidas, como você guarda e o que não sabia de todas essas informações que te passei!

18 comentários:

  1. É muito importante falar sobre esse tipo de assunto! Achei o post muito informativo, inclusive vou ter que rever alguns hábitos que não fazia ideia, por exemplo passar o fundelo da calcinha. Esse tipo de coisa precisa ser compartilhada, todas as mulheres precisam ter esse tipo de informação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece algo óbvio, mas não, só falam que a gente tem de usar mas não ensinam como escolher e como cuidar.

      Excluir
  2. eu AMEI as dicas, sempre tenho muitas dúvidas ao lavar/secar/guardar minhas lingeries, principalmente as calcinhas, mas esse post me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Algumas coisas também foram surpresa para mim, e tive de rever alguns hábitos.

      Excluir
  3. Nossa, não sabia de todas esses cuidados com peças íntimas!
    Adorei as dicas e principalmente os produtinhos que contribuem para cuidarmos melhor das nossas peças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Também não sabia de vários desses cuidados, mas já estou os adquirindo na minha rotina. Pagamos relativamente caro para não cuidar.

      Excluir
  4. Acredita que nunca parei pra pensar sobre cuidados com lingerie? Sou apaixonada por lingeries, mas nunca pensei nos detalhes que você mencionou, especialmente na forma de guardar. Vou começar a adotar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É absolutamente normal isso, muitas de nós amamos e temos vários modelos bonitos, mas por nunca nos terem ensinado o básico (cuidar delas) acabamos fazendo do jeito que achamos correto e nem nos atentamos nesses detalhes.

      Excluir
  5. um assunto muito pouco falado e que é importante pois essas peças estão em contato com partes do nosso corpo que precisam de cuidados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É a nossa segunda pele, literalmente! O mínimo a fazer é cuidar delas direitinho.

      Excluir
  6. Lendo esse post eu percebi que sou uma relaxada hahaha. Na verdade, a gente não se vê falando desses assuntos, tanto que eu não fazia ideia de que o tempo de uso médio e bom para uma calcinha é 3 meses. EU TENHO CALCINHA DE MAIS DE 3 ANOS!!! Confesso que não ligo tanto pra isso, tanto que estou pensando em parar de usar sutiã; a lingerie mais "bonitinha" que eu tenho nunca nem foi usada :p
    Mas, em fim, adorei ler seu post. É muito útil, e vai me fazer me atear mais a esse tipo de cuidado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOCORRO! hahahahaha
      Eu, até participar de alguns cursos onde o assunto foi abordado, também não me atentava ao tempo de uso de nada, e só trocava a calcinha quando ela rasgava ou eu enjoava dela e a mesma coisa com sutiã. Descobrir isso me fez entender o pq o sutiã começa a ficar desconfortável depois de um certo tempo, mas confesso que já sou adepta do não uso dele kkkk
      Só com camisetas brancas, que não tem como.

      Excluir
  7. Meu Deus 3 meses? Ahhh não sabia disso, que tinha um tempo de uso pra calcinha.
    Adorei aprender como guardar os sutiãs e dobrar as calcinhas, valeu as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a média, pode durar mais, dependendo da frequência de uso, por isso é bom ficar atenta no desenvolvimento dela no corpo (se está escorregando, larga de mais) e até odores.

      Excluir
  8. Com seu post eu percebi que to fazendo tudo errado kkkkkk quero muito começar lavar as lingeries separadas assim, mas aqui em casa a gente mistura tudo mesmo kkkk
    beijos,

    Amanda
    www.amandasoldi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é todo mundo que consegue viver nesse mundo ideal né?! kkk
      Eu também tive de rever vários hábitos em relação a isso, e é difícil lembrar de por a calcinha no varal! kkkkk

      Excluir
  9. Percebo que eu N sabia nada sobre calcinhas e sutiãs, tem umas calcinhas que uso a anos kkkk apesar de que devo admitir que ando usando lingeries com menos frequência pq me sinto ótima sem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo completamente! #freethetetas! hahahahaha
      Tenho amado também andar por ai bem de humanas, sem sutiã, mas tem vezes que a roupa pede, então é bom saber, para poder fazer investimentos e nãos gastos com essas peças.

      Excluir

Olá! Adoraria saber sua opinião sobre o post!
Pode ser sincero, mas sem maldade, lembre-se sou uma pessoa também!