Você não deveria usar a camiseta "ranço"!

Share:
Imagens retiradas da internet, montagem feita pela autora, 2018.
Bem vindos a um assunto polêmico!

Quem me conhece, sabe que não sou o tipo de pessoa e profissional que dita regras de uso e muito menos que as segue no dia-a-dia, acredito que antes de tudo você deve estar feliz com o que está usando, desde que saiba as consequências disso.

Então, na verdade essa matéria é para te informar as consequências que uma simples camiseta trás para você e para quem te percebe.

Já disse aqui que moda/vestimenta/acessórios/maquiagem é uma forma de comunicação não verbal. Onde temos uma mensagem (quem somos, o que gostamos, status, poder, etc) sendo transmitida para as outras pessoas que pode ter impacto positivo ou negativo.

Acontece que além de "falarmos" com o outro, primeiramente dialogamos conosco, informamos para aquela figura do espelho qual o nosso humor e o que esperamos do resto do dia quando montamos nosso look pela manhã, tudo isso de forma inconsciente.

Ou seja, quando você acorda pela manhã e veste uma camiseta com o slogan "ranço" ou "cansada de mais" "não tá fácil", a primeira pessoa a acreditar nisso é você! Por mais que seja engraçada ou bonitinha a estampa, o mundo já tá cheio de influências negativas, porque tornar sua armadura para enfrentar o dia-a-dia em algo assim também?
Camisetas da loja Renner, montagem criada pela autora, 2018
"Ai Thaís, nada a vê isso! É só uma camiseta!"

Aham, tem razão.

Te proponho um desafio: durante 4 dias, repare na emoção, na energia que sente ao vestir e andar o dia todo com essas 4 peças, próximas ao rosto:
1- algo com uma estampa bem colorida (floral de cores claras, listras vibrantes, etc)
2 - algo totalmente preto (pode ser camiseta ou vestido, look all black)
3- uma camiseta com uma frase positiva "amor", "the best time", etc.
4- a camiseta com uma frase dessas "ranço", "cansada de mais", "não tá fácil".

Fez? Deixa ai nos comentários sua experiência, por favor!

Além dessa "energia" negativa para você, agora imagina que você entrou em uma loja e uma pessoa  vem te atender com a camiseta escrita "I don't care" ("eu não ligo") e pergunta "posso te ajudar?"
Seu cérebro vai entender, de forma inconsciente, que aquela pessoa, apesar de ter te oferecido ajuda, não vai ser capaz de ajudar porque ela não se importa, ou tem ranço de você.
Ai você chegou no caixa e tá lá na camiseta da pessoa "Deus me defenderay". Você sai da loja se sentindo totalmente incomodada, se sentindo um estorvo na vida daquelas pessoas e dificilmente irá voltar.
Claro que, se essas pessoas forem extremamente simpáticas, essa mensagem fica em segundo plano, mas não é geralmente essas pessoas alegres que atendem a gente.

Entende aonde quero chegar?
Dependendo do seu objetivo para aquele dia, para aquelas pessoas, uma simples camiseta pode te atrapalhar e muito, fazendo com que você tenha de se esforçar o dobro para conseguir a impressão positiva do outro.

Lembrando, você NÃO é proibida de usar uma dessas camisetas DESDE que saiba todas essas implicações e esteja okay com elas.

2 comentários:

  1. Particularmente não gosto da palavra "ranço" dá um impressão porca, nada boa. Sempre que vejo numa vitrine fico desanimada de um dia querer entrar naquela loja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo a graça que ela tem, mas não uso por conta da mensagem que carrega mesmo...
      Essas coisas acabam desanimando mesmo a gente..

      Excluir

Olá! Adoraria saber sua opinião sobre o post!
Pode ser sincero, mas sem maldade, lembre-se sou uma pessoa também!