Casamento: O que vestir em uma cerimônia durante o dia?

Share:
Se você acompanha meu instagram, já sabe quais são os dress code e a importância deles para uma cerimônia.

Resumindo, a ideia de determinar o nível de formalidade e qual traje os convidados devem usar é para criar uma harmonia entre todos e assim ninguém se sinta deslocado. Existem 4 níveis de formalidade que são o Esporte (dia-a-dia arrumado), Esporte fino/Passeio (um pouco mais formal), Socail/Passeio completo (formal) e o Black tie (extremamente formal (oscar)).

É importantíssimo verificar o dress code exigido para a festa, e se não tiver no convite, não exite em perguntar, vai evitar constrangimentos e sanar muitas dúvidas na hora de separar o look!

Além de saber a formalidade do evento, é necessário observar o horário da festa, pois as exigências mudam conforme a hora, e é isso que o post de hoje vai explicar: O que usar em uma festa durante o dia ou durante a noite?

Esporte

Como dito, no traje esporte, a palavra-chave é "conforto". São as nossas roupas de dia-a-dia para eventos de dia-a-dia com pessoas do dia-a-dia, ou seja, almoços de família, batizados, churrasco, aniversários de crianças, etc.
Você pode usar jeans, sarja, tricoline, tecidos mais informais e leves. Tênis e sandálias são permitidos, só cuidado para não deixar uma imagem de desleixo.
Não existe muita diferença entre dia e noite, esse é o traje mais livre para criação de looks e exploração dos 4.
Traje esporte feminino. Imagens retiradas da internet.

Traje esporte masculino. Imagens retiradas da internet.

Esporte fino / Passeio

Ele é mais formal que o esporte, porém ainda é casual. Ideal para almoços formais, aniversários diurnos, vernissages, estreias de teatro, happy hour, etc. Os materiais devem ser um pouco mais nobres, evitando o jeans. Aqui você pode usar uma bolsa média e um salto mais alto.
Os homens já precisam colocar um blazer na composição e gravata se a cerimônia for depois das 18h. Durante o dia evite os casacos escuros (preto e azul petróleo). Combinações entre calças claras e casacos escuros ou beges e cinzas são bem bacanas.
Traje passeio feminino. Imagens retiradas da internet.

Traje passeio masculino. Imagens retiradas da internet.

Passeio completo / Social

É o mais comum para casamentos e formal. Perfeito para, além de casamentos, jantares, óperas e comemorações oficiais. Os looks são bem mais elaborados e com materias nobres como seda e chiffon, além de permetir bordados e brilhos. É hora de trazer as jóias para jogo (ou aquela biju que imita uma), salto alto e bolsas pequenas.
Para os homens, é necessário o uso do terno escuro, camisa branca e gravata e se tiver abotoaduras, é hora de usá-las. Satapo social e relógios são bem vindos.
Se a cerimônia é antes das 18h, evite brilho e cores escuras. Festas durante esse horário pedem cores mais suaves e permitem estampas. Os homens também, usem ternos claros como cinza, bege, azul.
Traje social feminino. Imagens retiradas da internet.

Traje social masculino. Imagens retiradas da internet.

Black tie / Rigor

Esse é aquele extremamente formal, usado em noites de gala, premiações, bailes, etc. Tecidos finos, transparências, bordados e brilhos são permitidos. Não economize no uso de jóias e o salto deve ser alto e fino com uma bolsa pequena acompanhando.
O smoking é de uso obrigatório para os homens assim como a gravata borboleta. A camisa é branca e o sapato em verniz brilhante. Pode-se escolher entre o uso da faixa ou do colete.
Eventos diurnos seguem as mesmas dicas do anterior, mulheres evitam brilho e os homens usam o summer, smoking com paletó branco exclusivo para cerimônias durante o dia.
Black tie feminino. Imagens retiradas da internet.

Black tie masculino. Imagens retiradas da internet.

Espero que esse post tenha sito útil e lembre-se: NÃO exite em perguntar o "tom" da festa!

Nenhum comentário

Olá! Adoraria saber sua opinião sobre o post!
Pode ser sincero, mas sem maldade, lembre-se sou uma pessoa também!